Olá queridos leitores,
Não tá fácil para ninguém esses dias. A quarentena aqui em Salvador começa oficialmente amanhã, quarta-feira, mas hoje já não mandei João para a escola. A coisa mudou muito rápido, até semana passada a orientação da Sociedade brasileira de infectologia era que as escolas não parassem, pois a maior parte ficaria com os avós, que esses sim são os mais vulneráveis à doença. No final de semana a orientação mudou e as principais cidades do Brasil instituíram a quarentena. E cá estamos nós confinados.
Eu já fico muito em casa, então em relação a isso minha rotina não mudou. A diferença é que agora não consigo fazer nada até as crianças dormirem kkk. Cancelei uma viagem que faria de 10 anos de casada para Porto de Galinhas, pois não há necessidade nenhuma de ficar circulando em aeroporto. Quanto a festa de 1 ano do Joaquim ainda não cancelei, pois é só no meio de maio então posso esperar ver se a coisa estará mais controlada ou se ainda estaremos nessa situação (ou pior #oremos). Caso estejamos vou passar para outra data.
Uma coisa que mesmo na semana passada já tinha falado no Instagram foi minha preocupação com as pessoas que se não trabalham, não ganham. Desde os profissionais liberais com diploma na mão até as pessoas que trabalham de dia para comer de noite! Mencionei que muita gente pode não morrer com a doença, mas poderá sim morrer de fome. A questão é muito mais complexa do que se imagina e se durar o tempo que se especula não sei o que pode acontecer no nosso país.
Por isso além da solidariedade de ficar em casa devemos pensar em algum modo de ajudar essas pessoas que passarão por sérias necessidades.
Por tudo isso algumas lições precisam ser aprendidas com essa situação:
- Não se tira dinheiro de investimento de saúde! O SUS precisa ser valorizado e precisa ter dinheiro para poder prestar serviço de qualidade à população que o usa e a que não usa, pois todos são infectados pela doença;
- Benefícios sociais para a população carente é vital, como pessoas que já sofrem financeiramente vão sobreviver sem ganhar dinheiro?
- Garantia trabalhista é importante! Nesse momento quem está mais “confortável” financeiramente é quem pode ficar em casa esses 15 dias recebendo normalmente o salário. Quem não se beneficia do regime da CLT não dorme tão tranquilo.
- O meio ambiente precisa ser preservado, quantas doenças ainda vão surgir por a gente não respeitar o planeta?
O pensamento coletivo precisa ser o ano todo e não só na quarentena. Se preocupar com o próximo é obrigação para termos uma sociedade mais justa e igualitária. Pense nisso, chegou o momento da quebra de paradigma. Nosso sistema não se sustenta do jeito que está e o que vamos fazer para melhorá-lo depois que o caos passar?
Por fim, quem puder fique em casa, não faça estoque de comida e não apavore as pessoas que já têm motivo suficiente de estarem apavoradas.
Um beijo e o mais sincero desejo que tudo isso passe logo.