Vocês sabem o que significa alteridade?
Alteridade é o respeito ao que é diferente no outro. É não julgar essa diferença, é aceitar a pessoa como ela é. As pessoas possuem gosto, pensamentos, vontades distintos simplesmente porque são diferentes de nós.
Fiz uma pesquisa nos stories da minha página do instagram perguntando se quando o seu filho quiser fazer uma tatuagem se isso será um problema para você ou não. A maioria disse que não, mas cerca de 20% disse que sim.
Pedi que essas pessoas questionassem qual valor ou princípio estará sendo ferido quando esse momento chegar para justificar a proibição (Considerando que o seu filho(a) já terá a idade legal permitida para fazer).
Estará violando os valores e princípios de honestidade? Humildade? Justiça? Amor ao próximo? Solidariedade?
Lembrei ainda que nossos filhos são diferentes de nós e que é preciso entender e admitir isso. Eles não vão pensar como nós e têm direito de tomar as decisões sobre seu próprio corpo e isso inclui desde cedo poderem usar a roupa que desejam, ter o corte de cabelo que acham bonito e assim por diante. Respeitar o desejo deles.
São liberdades que fazem com que essa criança tenha segurança e autonomia na vida.
Refletimos que qualquer “não” primeiro precisa passar por uma peneira simples:
1. A atitude está ferindo ele mesmo?
2. Está ferindo o próximo?
3. Está ferindo o ambiente. Então porque não?
Quando lembramos dos nossos princípios e valores (vc já numerou os seus?) fica muito mais fácil sair do automático e assim ter mais leveza na educação dos filhos.
Por fim, lembrei ainda que mesmo a tatuagem sendo definitiva há outras coisas que também são e a gente não coloca esse peso todo, como a cirurgia plástica.
O objetivo não é convencer ninguém, mas é entender que o seu gosto é o seu gosto, e não do seu filho(a) necessariamente.