Escolher uma escola para o filho não é fácil. Falei dos pontos que me fizeram escolher a escola que o João frequenta atualmente aqui. No entanto, confesso que escolher uma escola tipo creche foi bem mais fácil do que está sendo agora escolher uma escola grande.

Que fique claro que vou falar aqui dos pontos para a escolha de uma escola para crianças acima de 3 anos.

Decidir qual instituição ele passará provavelmente a vida escolar inteira é muito mais difícil.  O joão só faz 3 anos ano que vem, mas preciso começar a ver isso agora para conseguir vaga numa boa escola.

Parei e comecei a pensar o que acho importante. Porque se engana quem pensa que escola só ensina português e matemática, escola boa é muito mais do que isso.

Abaixo listo minhas preocupações e o que busco numa instituição de ensino. Sei que talvez não encontre tudo isso, mas aí cabe a mim pesar o que é mais importante ou não nessa balança imaginária.

Os meus pontos

Proposta Pedagógica

Quanto a proposta pedagógica, temos as tradicionais onde o professor detém o saber – saberes enciclopédicos, fragmentados e descontextualizados – e a autoridade. A criança é um ser passivo que memoriza e repete os “conteúdos ensinados” para que as metas estipuladas para todos, sejam cumpridas por todos, dentro de prazos previamente determinados.

Nas escolas construtivistas o conhecimento e o saber devem ser construídos pelas crianças através da discussão de situações de vida e de mundo, da formulação de hipóteses e de atividades interativas. A criança é, efetivamente, partícipe nas atividades do cotidiano escolar e no seu processo de desenvolvimento.

O Método Montessori coloca a criança no centro do processo educativo respeitando suas necessidades individuais e ressaltando sua capacidade inata para aprender.

O grande ponto para mim é buscar uma escola que não foque em apenas passar o conhecimento das matérias e sim ensinar e estimular a interpretar, analisar e interligar os dados disponíveis.

Acredito que uma mistura das principais linhas de ensino seja melhor, pegar de cada uma o que dá certo seria o melhor dos mundos.

De qualquer modo no papel tudo funciona muito bem temos que ver na prática se a linha pedagógica de ensino está sendo de fato praticada pela escola.

Para ler detalhadamente sobre cada linha pedagógica de ensino clique aqui.

Valores

Não gosto de escolas que estimulem a competição individual, separando alunos por notas ou premiando os alunos com as maiores notas. Sinceramente acho isso um desserviço. Ninguém faz nada sozinho todo mundo precisa um do outro, então que tal estimular a cooperação e não a competição?

Exigir que nossos filhos sejam gênios quando eles são simplesmente normais é uma tortura e uma pressão muito grande em cima deles.

O seu filho pode ser um ótimo desportista, ser uma criança criativa, tiar notas razoáveis mas só vai ser valorizado se tiver nota 10 em matemática? É desvalorizar e muito outras atividades.

Responsabilidade social e ambiental são atividades que a escola pode abordar na sua trajetória. Trabalhos para casa sobre pesquisa de lixo reciclável, cuidados com meio-ambiente, estímulo ao trabalho voluntário são perguntinhas que podemos fazer à coordenadora da escola para sabermos se essas atividades são vivenciadas no ambiente escolar.

Segunda língua

A fluência em uma segunda língua é essencial para o futuro de qualquer um independente do ofício que cada criança trilhará no futuro. Saber a carga horária e quantas línguas a escola oferece é um ponto que sempre me preocupo também.

Caso a sua preferência seja por uma escola bilíngue, a grande vantagem é que essas escolas alfabetizam na língua estrangeira também, fazendo praticamente que a criança tenha duas línguas nativas.

Contudo, uma escola bilíngue não é crucial para aprendizado de uma segunda língua. Todo mundo tem condição de aprender qualquer língua, até sozinho ou fazendo um intercâmbio quando já tiver idade para isso ou num curso especializado.

Sendo bilíngue ou não é um ponto importantíssimo para se atentar sobre o ensino do inglês, espanhol, francês ou qualquer outra língua que você julgue importante pela escola.

Tecnologia

Qual a estrutura da escola? Possui laboratórios de informática? Laboratório de física, biologia ou química?

A tecnologia da informação é o futuro de qualquer profissão muitas delas inclusive serão exterminadas pela tecnologia. Não precisa muito basta você pensar em algumas que já foram varridas do mapa por causa dela e outras que serão em muito pouco tempo: Agência de turismo, piloto de avião, anestesista, carteiro, contadores e auditores, analistas de riscos, entre outras (fonte: revista exame).

No futuro, haverá uma maior demanda por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer de realidade virtual. Por isso é tão importante uma escola que ofereça essa estrutura.

O analfabetismo tecnológico não é nada bom nos tempos atuais.

Leitura

O estímulo a leitura também está sempre na minha lista de perguntas para a coordenação da escola. A escola possui biblioteca? Quantos livros são lidos por ano?

Quem lê, escreve bem e fala bem. Tudo é uma consequencia positiva da outra.

A leitura também nos ensina a interpretação de texto, habilidade importantíssima num mundo onde o analfabetismo funcional atinge 27% da população. Isso quer dizer que 27% da população não tem capacidade para compreender e interpretar textos.

Apesar de toda tecnologia de ponta ser importantíssima, se não conseguimos compreender mensagens simples nada disso adiantará. Então vamos ler!

Ensino de música, artes, dança e teatro

Ana Mae Barbosa, destaca a contribuição que o ensino de arte traz à aprendizagem. Entre eles, o desenvolvimento da capacidade de interpretação: “Ao interpretar, você amplia a sua inteligência e a sua capacidade perceptiva, que vai aplicar em qualquer área da vida”.

A arte estimula o desenvolvimento da inteligência racional, medida pelo teste de QI. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade.

A dança amplia a percepção do corpo. Desenvolve, assim como a música, o ritmo e o movimento. Exercita o equilíbrio, não só físico, mas mental. O teatro desenvolve a comunicação. Coloca em pauta o verbal, o sonoro, o visual e o gestual.

Por tudo isso, é importante saber como ocorre na escola as aulas de música e artes. Na maior parte das escolas não são valorizadas pela instuição e não incentivam em nada seus alunos. Isso é uma prática temerosa.

Educação Física

Outra disciplina nem um pouco valorizada na maior parte das escolas é a Educação Física. Geralmente o professor dá uma bola aos seus alunos que escolhem se vão jogar futebol, vôlei ou basquete.

Mas ed. física é muita mais do que isso. Segundo o blog “educação física” o objetivo dessa disciplina é despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, nos momentos de recreação e jogos esportivos estimular o aluno a ter atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade para com o próximo.

Os benefícios são diversos:

  • Favorece o desenvolvimento motor;
  • Contribui para a integração social da criança e do adolescente;
  • Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança;
  • Melhora a autoestima;
  • Contribui para que o aluno se expresse melhor;
  • Favorece as questões e vivencias sobre o mundo que convivem;
  • Ajuda o aluno a conhecer e a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo;
  • Reduz o estresse e as pressões do dia a dia;
  • Coopera para um estilo de vida melhor;

Então, está mais que na hora das escolas darem o exemplo e valorizar esses profissionais e a disciplina.

Adaptação

Escola boa é aquela que seu filho se adapta, está feliz, fala sobre os amigos, sobre os professores e funcionários.

A escola para os pais pode ser maravilhosa mas se ele só reclama da escola (reclamar de vez em quando é normal), não tem amigos e nem ânimo pode não ser a melhor escola para seu filho.

Isso só saberemos depois observando e conversando com nossos filhos.

Conclusão

Realmente não é fácil decidir o futuro dos nossos filhos, nós queremos o melhor para eles e que esse melhor ainda caiba no nosso bolso.

No entanto, como falei no começo, infelizmente é díficil achar uma escola que tenha todos esses valores na prática, caso não consiga na sua cidade pare e pensa o que é mais importante para você. Empatia com a escola também funciona muito nesses momentos.

Eu listei aqui o que acho importante e você o que acrescentaria nessa lista? Deixe nos comentários aqui no blog ou nas redes sociais (instagram e facebook).

Artigo anteriorEscola antes dos 3 anos é um erro
Próximo artigoYoutube: 3 dicas preciosas para cuidados com o bebê
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui