A ideia inicial desse post era apenas indicar alguns livros infantis. No entanto, acho importante compartilhar com vocês sobre a minha experiência com o João na criação do hábito de leitura, que faço desde que ele nasceu.

Não é porque seu filho não sabe ler que você não vai apresentar o universo da literatura a ele. Saiba que não tem nada mais gostoso do que ler para uma criança e quanto antes você começar melhor!

Ler para a criança estimula a ampliação do desenvolvimento do seu vocabulário e da fala. Quando lemos para os nossos filhos, eles percebem as nossas emoções e os sons expressivos e isso também ajuda no desenvolvimento emocional.

O processo

Comecei esse processo nos primeiros meses de vida do João. Colocava-o no meu colo e lia qualquer coisa para ele: jornal, um livro que eu estava lendo e até a legenda do Instagram! O que importava era a entonação da voz.

Mais tarde, quando o João já conseguia pegar coisas com as mãos (por volta dos 3 meses), deixava uns livrinhos feitos de pelúcia no berço e no tapete de atividades para ele já se familiarizar com o objeto.

A partir dos 6 meses coloquei vários livros dentro de uma caixa no chão do quarto. Ele adorava abrir a caixa, tirar todos os livros lá de dentro, manuseá-los e ver as figuras. Continuei lendo, mesmo sem ele praticamente prestar atenção.

Há pouco tempo abandonei a caixa e coloquei os livros em prateleiras baixas, ao alcance das mãos dele (somente por uma questão de decoração). Hoje, ele já tem os livros favoritos, pede para eu ler, imita os sons dos bichos que faço quando leio, amassa e bate neles também. É uma fofura!

O que mais me surpreendeu foi o fato de no primeiro dia de aula ter alguns livros na prateleira da classe e ele apontar e fazer uma festa. Ele viu o livro e identificou de imediato, foi um objeto que trouxe segurança por que é familiar a ele mesmo estando num ambiente desconhecido, o que contribuiu para a adaptação escolar. #mamãeorgulhosa

Dividindo livros com amigos

Na escola do João uma vez por semestre a criança deve doar um livro para a biblioteca, a fim de ter o direito de toda semana levar um pra casa. Achei a ideia ótima! Assim, toda semana teremos um livro diferente em casa. Além do mais, a criança tem a responsabilidade de cuidar do livro, de não poder rasgá-lo ou destruí-lo… o que coaduna com o que falamos aqui sobre criar filhos para serem bons cidadãos.

Se você se animou com a ideia, seguem abaixo alguns livros que a escola sugeriu para a doação.

Desperte já o hábito de leitura no seu filho!

Indicação de livros infantis

O bebê da cabeça aos pés. Victoria Adler. Ed. Globinho.
Bruxa, bruxa venha à minha festa. ArdenDruce. Ed. Brinque Book.
Ciranda dos Bichos. Palavra Cantada. Ed. Melhoramentos
O que tem dentro da sua fralda? Guido Van Genechten. Ed. Brinque Book
Gildo e os amigos na escola. Silvana Rando. Ed. Brinque Book.
Gildo e os amigos na praia. Silvana Rando. Ed. Brinque Book.
Gildo e os amigos no jardim. Silvana Rando. Ed. Brinque Book.
O balde das chupetas. Ed. Bia Hetzel. Ed. Manati
Quem quer ser meu amigo? Eric Carle. Ed. Callis.

Gostou do Post? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais.

Até a próxima!

Artigo anteriorDica de lanche saudável para as crianças na escola
Próximo artigoMorar Mais Por Menos – Quarto de Menina
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

6 COMENTÁRIOS

  1. Posso dar uma dica para as mamães, Carol? Em alguns shoppings do Rio, há feirinhas de livros com valores baixíssimos de encher os olhos e sair de lá com uma sacola cheia de livros para nossos babys. Atualmente, vi essa feirinha nos Shopping Iguatemi e no Nova América.
    Bjos!
    #ficaadica

  2. Carol aqui em casa foi a mesma coisa.. acho q antes de sentar ela já estava começando a virar as páginas… e é ótimo p passar o tempo, principalmente qdo ela era muito pequena e não interagia… agora ela já pede p ler e faz associação dos brinquedos c as imagens dos livros .. é maravilhoso.. eu recomendo muito… até sentadinha no vaso ela ve os livrinhos kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui