Sono do Bebê – Conexão Mamães por Caroline Zanar

O sono do bebê é um problema que atinge 9 entre 10 famílias. Por essa razão a Dra. Maria Nogueira (@maria_neuro_psicologia) nos ajuda no texto abaixo a entender como funciona o sono do bebê e ainda conta algumas dicas para melhorá-lo.

Como funciona o sono do bebê?

A quantidade de sono e a qualidade de sono, contribuem de forma essencial para o desenvolvimento da criança. Durante o sono as crianças sistematizam os aprendizados: aprendem a falar, engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer sozinhas e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.

Durante o sono, ocorrem processos fisiológicos, neurocognitivos e comportamentais que são importantes para o desenvolvimento infantil. Um bom sono ajuda também no aprendizado. Durante o sono, o cérebro tem a função de memorizar, ou seja, de registrar as informações recebidas durante o dia.

Na primeira infância, as características do sono são diferentes dos adultos. Bebês dificilmente adormecem sozinhos. Eles precisam da presença de um cuidador e de um ritual repetitivo na hora de dormir. Necessitam do aconchego, do embalo, da amamentação, da chupeta, do paninho, etc. Cada criança traz consigo um hábito desenvolvido na sua família.

Ao contrário dos adultos, a criança inicia o sono na sua fase leve ou ativa (os olhos podem piscar ou até abrir, a respiração é irregular, fazem movimentos com o corpo, sorriem ou mamam – sugam – dormindo). Neste momento, evite movimentá-la, pois ela acordará imediatamente! Quando estiver relaxada e com a respiração regular aceitará com tranquilidade ser colocada no berço ou carrinho.

Como o bebê tem um sono diferente do adulto, pode ocorrer dele despertar várias vezes durante a noite no início da vida. Isso não significa problema algum com ele, pois faz parte da natureza de ser recém-nascido!

Como melhorar o sono do seu filho?

A higiene do sono compreende ações simples e de fácil aplicação, relativas ao ambiente em que se dorme. Esta tem como objetivo favorecer o início do sono e prevenir o excesso de estímulos que podem levar a despertar a criança durante a noite.

Algumas dicas:

  1. A partir do nascimento, quando o bebê adormecer de dia, deixe-o de forma natural no ambiente da casa. À noite, coloque-o para dormir em um quarto escuro e sem barulho. Essa é uma forma do bebê diferenciar o dia da noite, o que é um aprendizado importante para uma boa noite de sono.
  2. Crie uma rotina para a hora de dormir: conte uma história, apague a luz, dê um beijo, faça uma oração ou fale algo carinhoso. Repita sempre do mesmo jeito.
  3. Introduza uma rotina de horários e respeite-a. Tente, sem rigidez, manter sempre que possível, nos finais de semana.
  4. Umas duas horas antes de colocar o seu filho para dormir, evite atividades mais agitadas, preferindo algo mais relaxante. Evite também o uso da tv, tablete ou celular, pois eles possuem conteúdo estimulante.
  5. É fundamental respeitar o tempo de sono recomendado para cada faixa etária. Segundo os teóricos, dormir é muito importante e ajuda no desenvolvimento intelectual. Também é nesse período que o corpo libera o hormônio do crescimento. O sono também está associado com a melhora da atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.


Fonte: National Sleep Foundation

Colaborou neste post Dra. Maria Nogueira, psicóloga especializada em neuropsicologia, psicopedagogia e psicologia escolar. Ela atende em seu consultório no Rio de Janeiro. Para falar com ela envie e-mail para mariacpnogueira@gmail.com ou ligue para (21) 99731-1425.

Próximo artigoViagem com bebê
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui