Vamos continuar falando da viagem de férias… depois que passeamos por Paris e curtimos os parque da Disney Paris seguimos para Suíça! E vou contar aqui tudo do nosso roteiro.

Nós ficamos 7 dias na Suíça e fizemos base nas seguintes cidades: Genebra, Lucerna e Zurique. Em cada uma dormimos 2 noites, o que preciso confessar que com as crianças ficou bem cansativo, mas agora que já passou não me arrependo, pois consegui conhecer bem o país e ter lembranças muito boas de lá.

Genebra

Pegamos o trem de alta velocidade de Paris para Genebra, a viagem durou 3h20, chegamos ainda no começo da tarde. Fizemos check in no hotel, escolhemos o Hotel Warwick Genev ele é em frente a estação de trem, nem precisamos pegar táxi para ir ao hotel.

Gostei muito das instalações, café da manhã e localização. Genebra é muito pequena então mesmo ficando na parte nova da cidade dá para fazer tudo a pé. Não pegamos táxi ou metrô para nada.

Lá conhecemos o Lago Léman, já o jato de água Jet d’Eau, com 140 metros de altura não estava funcionando, o que não prejudicou em nada, pois o lago com seus cines imponentes é a coisa mais linda! Cruzamos para a Vieille-Ville (o centro histórico da cidade) a pé pela ponte Mont Blanc e, fizemos uma caminhada pela margem do rio, percorrendo o Promenade du Lac.

Bem pertinho da saída da ponte, demos um check em outro cartão postal de Genebra: o Horloge Fleurie (relógio de flores), em pleno Jardin Anglais, que representa a tradição da arte da relojoaria suíça.

Chegamos na parte antiga da cidade, nela nos “perdemos” pelas suas ruas com construções antigas, que são lindas, limpas e silenciosas, de fato nunca vi nada igual na Europa.

Visitamos a Catedral de St-Pierre (Place Bourg-Saint-Pierre, 1204), a principal igreja da cidade, construída no século XII.

No dia seguinte fomos visitar a primeira fábrica de chocolates da Suíça, vocês não fazem ideia da minha animação!!!

É a fábrica da Cailler que fica em Broc a 2 horas de trem de Genebra. Pode parecer muito tempo mas a paisagem é tão, mas tão linda que você nem percebe o tempo passar. Não fique com medo de pegar trem sozinha por não falar a língua. Na estação de trem, no guichê de informações, basta você falar que deseja ir à fábrica, eles te dão um papel com todas as coordenadas do horário do trem, plataforma, baldeação super explicadinho deu super certo!

A visita guiada tem fones com áudio em português (viva!) para que possamos entender toda a história do chocolate, como é feito o chocolate, a história da fábrica e como é feito o chocolate da Cailler. Adorei o passeio e o melhor é que ao final tem uma degustação de TODOS os chocolates Cailler, quer coisa melhor??

Na fábrica ainda tem um parquinho na frente para as crianças, passeio perfeito para elas!

Depois do passeio fomos almoçar num restaurante em Boulle – Friburgo (a verdadeira, não a do RJ kkk), João conseguiu comer um arrozinho, com frango e milho e eu comi um crepe suíço no restaurante Le Marco Polo. A cidadezinha é linda também.

Voltamos para Genebra já estava tarde, deixei João no Hotel com a Fran e saí para jantar com a minha irmã num restaurante da Velha Genebra.

Por fim, queria comentar que não é um lugar barato, você não vai achar nenhum restaurante baratinho para comer e os hotéis são caros também, então se planeje.

Lucerna

No caminho para Lucerna paramos em Interlaken, a cidade é super charmosa e fica entre dois lagos que você os vê pegando um teleférico para subir ao topo chamado Harderbahn.

Nós deixamos as malas na estação, pagamos 7 francos para guardá-las nos armários e seguimos para a rua principal onde tem uma praça enorme que se estende até a parte leste da cidade, a rua se chama Höheweg.

No entanto, não conseguimos ir ao teleférico porque o João fez uma birra daquelas, mas pensa numa birra enorme, foi mais do que você pensou! Ele estava cansado, com sono, fome, entediado tudo ao mesmo tempo e para eu administrar sozinha toda essa situação também foi bem cansativo para mim.

Ele só parou quando avistamos um parquinho na praça, fiquei um pouco com ele brincando e depois paramos para almoçar. Eu (até que enfim) comi um verdadeiro fondue suíço num chalézinho muito aconchegante e ele um macarrão com molho de tomate. E foi o que salvou o nosso dia ahahahah. A gente não vive só de glamour.

Depois ele desmaiou de tanto sono e nós pegamos o trem em direção a Lucerna.

Não posso falar muito de Interlaken, porque a maternidade real não me deixou ver muito a cidade, que é um principal ponto de ski e de outros esportes para quem gosta. Talvez eu tivesse parado em Berna pensando melhor…

Já em Lucerna eu apenas passei no mercado comprei umas comidinhas, vinho para ficarmos no quarto do hotel e descansar para poder aproveitar Lucerna no dia seguinte.

O hotel escolhido foi o Radisson blu, estrutura, localização e café da manhã excelentes também!

Dia novo, ânimo novo, fomos desbravar Lucerna, que é igualmente linda com construções medievais, um lago, montanhas e paisagens de tirar o fôlego. Fomos na Ponte da Capela ​- datada do seculo XIV, esta ponte coberta para pedestres atravessa o rio Reuss, também fomos na igreja Jesuita de S.Francisco Xavier, construída entre 1666 e 1673 e na Spreuerbrucke, a qual foi construída em 1408, tem uma pequena capela dentro dela.

Paramos para um almoço rápido e seguimos para o Museu do Transporte.

Destaco porque o João gostou mais desse museu do que da Disney segundo ele próprio, claro!

Fomos andando (30 minutos de caminhada) demos a volta a pé no lago, admirando cada paisagem, vendo os patos, cisnes e gaivotas, paramos num parquinho público e 14h chegamos no Museu.

Ele custa 32 francos por adulto, é um museu fascinante, para adultos e crianças, sobre um dos temas mais marcantes da Suíça: os transportes. A área do museu é enorme e tem sempre novas exposições. Além de uma parte especial sobre o chocolate (entrada não incluída no bilhete do museu que eu não fui porque já tinha ido na fábrica de chocolate). Ficamos três horas lá dentro e só fomos embora porque ia fechar.

Acho que com fotos vocês entenderão melhor porque as crianças amam! Elas podem tocar, brincar e explorar tudo! Ficamos horas nessa parte de construção, visitamos a parte dos aviões, do espaço, dos trens (mas meu celular ficou sem bateria por isso não tenho fotos) só não consegui ir na parte das embarcações.

Zurique

Nossa última parada na Suiça foi em Zurique, que é a maior cidade da Suíça.

A Bahnhofstrasse a rua que fica em frente a estação de trem de Zurique é a rua das compras. Na primeira metade da Bahnhofstrasse você encontra as maiores lojas, lojas de departamento, etc. Na segunda metade você encontra as lojas mais exclusivas.

A Limmatquai é a rua ao longo do rio Limmat com bares, lojas e restaurantes do outro lado da rua e lá que fomos almoçar! E para a alegria do João o restaurante tinha um frango grelhado com legumes de verdade: brócolis, couve-flor, cenoura!!

Passeamos pelas ruas e fizemos algumas comprinhas na Manor, onde achei uma linda panela de fondue que não pensei duas vezes e trouxe mais esse filho, nada fácil de carregar para o Brasil! Fomos na loja da Victorinox, aquela dos canivetes suíços, para trazer um para o marido.

À noite comemos uma pizza maravilhosa na rua dos restaurantes.

No dia seguinte fomos para o Museu da Fifa. O museu da FIFA conta a história de como este esporte, que se tornou o esporte nr. 1 mundial, une nações e continentes! Nele você encontra uma galeria com os melhores e maiores jogadores de todos os tempos, além de atividades interativas do mundo do futebol. O último andar é só de brinquedos para as crianças, adolescentes e adultos (porque não?), ainda tem um espaço enorme para desenhar, recortar, pintar e colar.

Almoçamos no restaurante do museu, que é muito gostoso e ótimo preço! Ficamos bastante tempo lá também e quem mais curtiu foi o João que pode brincar bastante.

O hotel que ficamos foi o Ema House Hotel, eu adorei porque ele é tipo flat então tinha cozinha e como já falei isso faz toda a diferença quando se viaja com crianças. No entanto, ele fica um pouco longe do centro, mas tem os bondes elétricos que você pode pegar ou ir andando mesmo e conhecendo a cidade, que foi o que eu fiz.

Considerações Finais

E assim terminou nossa viagem pela Suíça, um país belíssimo, com os melhores chocolates e onde dá vontade de ser milionário, porque a cidade inspira a riqueza haahahah.

No entanto, preciso confessar que essa parte de andar de trem e mudar três vezes de hotel cansou bastante. Meu conselho é ficar apenas em dois hotéis um em Genebra e o outro em Lucerna (que fica a uma de hora de Zurique) ou em Zurique mesmo.

No próximo post conto sobre a última parada da viagem que foi na Itália, aguardem!

Artigo anteriorParis com crianças e Disneyland Paris
Próximo artigoAmamentação exclusiva do Joaquim
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

4 COMENTÁRIOS

    • Olá Stephanie,
      Olha eu achei sim… achei tudo mais caro. Alimentação, hospedagem, passeios. Mas outro lado achei incrível a viagem. Então vale a pena se você puder. Não é muitoooo mais caro, mas sim é mais caro.
      bjos,
      Carol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui