Por mais que a maternidade seja uma benção na vida de nós mulheres e estajamos extasiadas com o nascimento do nosso filho(a), logo chega a preocupação em voltar a vestir aquela boa e velha calça jeans.

Por isso, a Dra. Juliana Garcia nos explica quando podemos começar este processo.

____________________________________

E quando começar a perder o peso ganho na gravidez?

Nas primeiras semanas do pós-parto, o emagrecimento ocorre bem rápido, porque a mulher desincha. O líquido acumulado durante a gravidez é excretado pela urina. A quantidade de sangue em circulação no corpo volta ao normal, e o útero retoma seu tamanho original. A amamentação também ajuda no gasto calórico. No entanto, quanto mais peso ganhou durante a gestação, mais tempo demorará para voltar ao peso normal. Segundo pesquisas, a partir dos 3 meses e principalmente durante o primeiro ano, devemos focar em voltar aos poucos ao peso habitual.

Neste período, médico e paciente devem prestar atenção ao controle do peso, o que poderá ser muito importante para a saúde metabólica e vascular a longo prazo.

Mas é importante lembrar que esse momento de amamentação, é super importante estar se alimentando de forma saudável, bebendo muita água e se estiver tudo ok, o exercício físico ajuda a aliviar todo o stress e manter o metabolismo em dia.

Dificuldades:

A barriga fica mais flácida – invista em procedimentos estéticos que estimulem o colágeno, cheque se houve alguma diástase muscular. Faça exercício dentro do seu limite e conforme orientação obstétrica.

Mudança hormonal, pouco sono, cansaço – tente achar momentos para relaxar, descansar, peça ajuda! Não desconte na comida essas questões emocionais.

Devemos ter muita cautela com dietas muito restritivas e o uso de medicamentos nessa fase. Tem muita gente querendo usar qualquer “fórmula” para logo voltar ao peso normal. Tenha calma, aproveite essa fase da vida.

Esse primeiro ano, muitas mudanças acontecem, e a mulher percebe que o tempo e o metabolismo não são mais os mesmos. Com disciplina tudo volta ao normal, procure ajuda médica e não faça dieta ou uso de medicamento por conta própria.

O endocrinologista pode ajudar!

Para ler outro texto da Dra. Juliana Garcia clique aqui.

Dra Juliana Garcia Dias é Endocrinologista e Clínica Geral possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, bem como Título de Especialista pelo CREMERJ e é Membro associado do Endocrine Society Atualização pela Harvard Medical School.
Para falar com a Dra. Juliana Garcia ligue para (21) 2298-1989 ou acesse o site www.drajulianagarciad.com

Artigo anteriorBoas Compras – Estrela
Próximo artigoResenha do Livro Nasceu e agora?
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui