A dra. Leticia Chiara, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica a causa e os tratamentos para o melasma.
Confiram!
O que é o melasma?
Melasma é uma desordem da pele que se caracteriza por manchas acastanhadas na pele, principalmente na face e que acomete mais mulheres em idade fértil. 25% dos casos ocorrem na gestação. Por isso, a grande importância do uso de filtro solar durante toda a gravidez.
Por conta do aumento dos hormônios femininos nesse período, ele é crítico para o aparecimento dessas manchas. Somado a esses fatores, existem mulheres com maior predisposiçao que outras e a exposição solar intensa tambem é um dos principais fatores desencadeantes para seu surgimento.
Porém na gravidez, seu tratamento é limitado, devido a ser contra-indicado a maioria dos cremes clareadores e ácidos. Portanto, a prevenção com a utilização de filtros solares de amplo espectro desde o início da gestação é de suma importância.
Como tratar…
Após o nascimento do bebê e da amamentação, os tratamentos já são permitidos. Dentre eles, os peelings realizados no consultório e também lasers e microagulhamento médico. Esses procedimentos aceleram o clareamento da pele quando somados ao uso dos cremes usados diariamente e prescritos pelo dermatologista.
O melasma não tem cura, porém tem tratamento e controle clínico. Seu principal impacto é na qualidade de vida, pois afeta muito a auto-estima levando muitas vezes a depressão. Quanto mais cedo o início do tratamento, maiores as chances de melhora!
______________________________________
Dra. Leticia de Chiara é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, preceptora do ambulatório de melasma do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ).
Contato: ledermato@gmail.com
Site: leticiadechiara.com.br
Muito show!