O bebê nasceu e todo mundo está louco para conhecer esse ser de luz que chegou ao mundo!
Mesmo que a sua intenção seja a melhor possível é sempre bom ter em mente algumas regrinhas para que a sua visita seja um acalanto para a mãe e bebê e não um incômodo.
Etiqueta para visitas ao recém-nascido
- A grande maioria das mães prefere que a visita seja feita na própria maternidade, pois lá, mal ou bem, há todo o suporte do próprio hospital e não ficamos com aquela obrigação de estar apresentável ou de oferecer alguma coisa. Se você não conseguir fazer a visita na maternidade, espere pelo menos 1 mês para fazer e não apareça (pelo amor de Deus) de surpresa, ligue antes para se certificar que a mãe tem condições de receber visitas e qual o melhor horário para ela.
- A visita, seja na maternidade ou em casa é rápida! Não ache que visitar um recém-nascido será seu programa do dia. A visita é para você mostrar apoio à família e desejar felicitações. Ninguém tem obrigação de te receber com comida e bebidas. Quem está precisando de mimos são os pais.
- Não pegue o bebê no colo sem autorização da mãe. Há pessoas que se sentem incomodadas ou inseguranças não custa nada respeitar, né?
- O mesmo vale para postagem de fotos em redes sociais (nem toda mãe é blogueira!kkk) pergunte antes se pode tirar foto e se pode postar.
- Segure os palpites! Amamanetação, sono, choro, troca de fraldas cada um tem seu jeito e seu ritmo não tente ficar palestrando como é a forma correta. Se a mãe te pedir ajuda ótimo, senão segure a língua.
Um último conselho que não é uma regra de etiqueta, mas se você quer ser uma pessoa muito querida, dê preferência em presentear a mãe e não o bebê, pois este certamente você já presentetou no chá de bebê e a essa altura ele já tem o enxoval completo. A mãe que está no meio do furacão do puerpério ficará felicíssima em ser lembrada! Pode ser uma comida gostosa, doces, flores, livro e um cartão bem carinhoso com todo o seu suporte caso ela precise 🙂
E você acrescentaria mais alguma coisa?