No post de hoje a Dra. Maria Nogueira ajuda os pais a lidar com os filhos na fase da adolescência.

Confiram!

A voz do especialista

Adolescer, significa crescer e atingir a maturidade, enfim crescer para a vida.

É uma fase do desenvolvimento, onde a dualidade está presente no dia a dia. Num momento o jovem quer ser adulto, quer ser dono de seus atos, em outros por mil motivos volta a ser ou agir como criança.

Na adolescência o jovem busca a sua identidade, a liberdade, o amor e a realização pessoal. É o momento onde questiona os valores familiares na busca de seus próprios valores e por vezes recusa com maior veemência leis ou regras impostas.

As emoções estão à flor da pele, por isso oscila, ora sente-se feliz, ora sente-se a criatura mais infeliz do planeta.

O grupo assume um papel importante, por vezes a opinião ou julgamento do amigo faz com que mude seu comportamento. Existe uma grande necessidade de autoafirmação.

É a idade das transformações, de mudanças rápidas do corpo e do metabolismo.

Tudo isso influencia o comportamento com relação à família, à escola, à religião e à sociedade.

Como lidar com este período tão intenso?

Não existe fórmulas, apenas o olhar atento para orientar. Todos nós já fomos adolescentes, então, lembre-se das suas vivências, mas não esqueça: o mundo é dinâmico e muda com uma incrível velocidade, então esteja atento para sua reciclagem pessoal.

A cada dia seu filho será mais responsável por suas escolhas, a cada dia descobrirá um mundo novo, e com o tempo o verdadeiro significado da almejada liberdade. Para exercer a liberdade é preciso que seja capaz de reconhecer as implicações e consequências de seus atos. É preciso aprender fazendo, aprender através da observação, aprender a debater ideias e principalmente respeitar a ideia do outro.

Com o adolescente não adianta impor limite ou restringir, é necessário que ele compreenda as razões e as implicações das escolhas.

É normal que discutam e que façam malcriações. Deixe que falem sobre os seus pontos de vista, equivocados ou não, e que discordem. É necessário desenvolver uma escuta ativa e estabelecer uma relação empática para um diálogo franco, aberto e respeitoso.

O grande desafio deste etapa do desenvolvimento para pais é a formação de um indivíduo responsável, ético e autônomo. Piaget em seu livro Juízo Moral, quando nos fala de autonomia moral afirma:

“Formar um sujeito autônomo é possível quando a autoridade adulta é diminuída e se desenvolve o respeito mútuo entre adulto-jovem, possibilitando a construção dos valores morais a partir de discussões e de ações que considerem a opinião e respeitem o grupo a que ele pertence. “

Para Piaget, portanto, não deve haver imposição, mas sim sanção por reciprocidade, onde o jovem arca com as consequências de sua ação.

A importância do grupo na formação do jovem é fundamental, não existe moralidade se o jovem não compartilha com o grupo suas experiências. O trabalho cooperativo ajuda na formação do cidadão, formando conceitos de igualde e solidariedade, formando o cidadão do mundo.

Não esqueça, educar é preparar para vida e o jovem é como a borboleta que sai do casulo para o primeiro voo, é desajeitado mas ao se sentir confiante alcança belos voos na conquista da vida.

Mais uma vez repito não existe fórmula, no entanto, acredite que o amor incondicional dos pais é o que constrói o filho. Tenha paciência, persistência e perseverança. É apenas mais uma fase…

“Vossos filhos não são vossos filhos.  
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos…”

                                                        Khalil Gibran

Para ler mais posts da psicóloga Maria Nogueira clique aqui, aqui e aqui.

________________________________________________________________________

Dra. Maria Nogueira é psicóloga especializada em neuropsicologia, psicopedagogia e psicologia escolar. Ela atende em seu consultório no Rio de Janeiro. Para falar com ela envie e-mail para mariacpnogueira@gmail.com ou ligue para (21) 99731-1425.

Artigo anteriorDesmame noturno para um sono melhor
Próximo artigoBatizado do João
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui