O Desfralde é um tema que leva bastante angústia para o pais. Entretanto ele deve ser um processo natural, que respeite a fisiologia da criança, seu marco de desenvolvimento e seu estado psicológico. Deve ser um processo tranquilo para os pais e para a criança pois requer muita paciência.
A idade para realizar o desfralde leva em consideração os marcos de desenvolvimento da criança ocorrendo em torno de 2 e 4 anos mas podendo ocorrer antes dos 2 anos se a criança já mostrar sinais de que está preparada. Caso ela não esteja preparada, o desfralde não deve ser antecipado pelo risco de frustração para os pais e trauma para a criança. Após os 2 anos a criança passa da fase oral para a anal e já começa a ser capaz de reconhecer a vontade de fazer xixi e cocô.
O desenvolvimento da criança ocorre no sentido crânio-caudal, ou seja, da cabeça para os membros inferiores e, após os 2 anos deve -se levar em consideração o desenvolvimento motor da criança, ou seja, se ela já anda, consegue se vestir sozinha, sentar, se abaixar. A criança também já deve estar sabendo se expressar, conhecer o ambiente no caso o banheiro e ter capacidade de concentração para poder ficar sentadinha no vaso sanitário ou pinico.
Antes de se iniciar o desfralde, os pais devem ficar atentos a alguns sinais dados pela criança como por exemplo se ela fica incomodada com a fralda suja, se avisa que vai urinar ou evacuar. Os pais devem orientar a criança a avisar quando quer ir ao banheiro, deixá-la de calcinha ou cueca, ensinar como se usa o penico ou assento com redutor com apoio para os pés. Algumas crianças podem ter como exemplo os irmãos mais velhos ou primos. A literatura dispõe de livros infantis que podem auxiliar no desfralde de modo lúdico e a escola também exerce importante papel já que as crianças serão exemplo para as outras.
A criança não deve estar em um momento da vida fora de sua rotina como início ou troca de escola, chegada de um irmão, separação ou perda familiar pois irá interferir na sua tranquilidade.
O desfralde diurno é o primeiro a ser realizado e pode ocorrer em dias ou demorar mais algum tempo de acordo com cada criança. Quando o desfralde diurno já estiver bem estabilizado e a criança já conseguir ter controle para urinar e evacuar, pode -se começar o desfralde noturno. Este poderá levar mais tempo, podendo atingir os 4-5 anos. Para o desfralde noturno deve-se reduzir a ingesta de líquido pelo menos 1 hora antes de dormir, treinar a criança a ir ao banheiro antes de dormir e procurar levá-la ao banheiro pelo menos uma vez durante a madrugada.
Durante o processo de desfralde é comum a criança apresentar alguma regressão mas isso não significa falha no processo. Deve-se ter paciência e, se necessário, dar um passo atrás e começar tudo de novo. Os erros mais comuns cometidos durante o desfralde são a pressão submetida a criança, críticas, comparações e acomodação por parte dos pais.
Os problemas urinários mais comuns que podem ter relação com o desfralde são a enurese noturna e a incontinência urinária. A enurese noturna ocorre quando a criança não consegue manter o controle esfincteriano e mantém o hábito de urinar na cama durante a madrugada. Até os 5 anos ainda é considerado normal devido a imaturidade do sistema de controle, mas se persistir após os 5 anos deve ser investigado. A incontinência urinária é a dificuldade em segurar a urina e também deve ser investigada se persistir após os 5 anos. A constipação intestinal pode surgir caso a criança utilize o assento reduzido sem apoio dos pés.
________________________________________________________
Para ler mais textos da Dra. Cristiane clique aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Muito interessante.
Obrigada! 🙂
Meu filho João Marcos, tem 3 anos de e tem seria dificuldade em evacuar no vaso sanitário!!! Dormir ele dorme sem a fralda e também faz xixizinho no vaso.
Oi Railda! É um momento complicado mesmo… mas daqui a pouco ele vai está expert. Um grande Beijo.