Olá queridos leitores!

E contrariando todas as expectativas (até porque nem tinha mesmo) o João desfraldou! kkk

O que eu fiz?

Absolutamente nada! N-A-D-A.

Ele simplesmente acordou um belo dia e falou para mim que não queria mais usar fralda. Ele estava com 2 anos e 10 meses e o irmão mais novo estava com 1 mês de vida. Por isso, que comecei falando que contrariava todas as expectativas. Geralmente, crianças até regridem com a chegada do irmão mais novo, mas não foi o que aconteceu aqui em casa.

A verdade é que se o adulto está forçando, fazendo treinamento com a criança é porque ela não está pronta para o desfralde. A criança que diz quando está pronta, ela que sabe quando já está controlando o esfíncter urinário e anal.

E isso é tão verdade que não houve qualquer escape de cocô depois que ele decidiu desfraldar, de xixi pouquíssimas vezes nos primeiros dias. Não teve agonia nenhuma.

Desfralde não se força! Forçar só vai gerar traumas…

Continuamos apenas colocando fralda na hora dele dormir à noite, pois ele ainda mama para dormir. Vai chegar o dia que ele também estará preparado e levantará para ir ao banheiro de madrugada.

Entenda algumas coisas:

1- Para a criança o cocô é muito valioso, como se fosse uma obra de arte, tanto que toda vez que o João termina de fazer ele pede para eu ver e acreditem eu tenho que elogiar, ele fica super satisfeito! Por isso, ir na linha de colocar nojo na criança para ela desfraldar não vai dar certo…

2- Desfralde precoce pode causar infecções urinárias em meninas e diversos problemas de higiene em ambos os sexos.

3- Esqueça essa coisa que o desfralde TEM QUE ser feito com 2 anos, no verão, antes do irmão mais novo nascer… Não ache que se você não fizer nessas ocasiões não conseguirá fazer mais, isso é mito! Vide o João que decidiu desfraldar no inverno, quando o irmão chegou e com quase 3 anos.

4- O sinal mais importante do desfralde é a criança decidir desfraldar! Tentar controlar através de recompensas, castigos ou elogios tendem a fazer um nó na cabeça da criança e ela ficar confusa e angustiada.

5- É absolutamente normal e fisiológico a criança não conseguir controlar o esfíncter até os 4 anos de idade. Relaxe! Quando sua criança estiver pronta ela dirá e o desfralde ocorrerá tranquilo e sem traumas.

Para ler mais sobre o tema clique aqui.

Artigo anteriorRelatos de uma ex-mãe de recém-nascido
Próximo artigoComo conseguir a colaboração da criança
Carol Nazar é criadora do Carol Nazar Babies, onde compartilha suas experiências sobre maternidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui